terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma nova campanha!

Antes deste texto veja "O que é RPG?" em:

RPG - Parte1, RPG - Parte2 e RPG - Parte3.


O Sistema Daemon é um sistema matemático. Atualmente é conhecido pelos jogadores de RPG como um dos poucos RPGs brasileiros a atingir um grande sucesso, estando sempre entre os 5 sistemas mais jogados do Brasil (ao lado de D20, GURPS, Storyteller e RPGQuest).

Um sistema realista que visa simular a realidade dos personagens, o Daemon é aberto a todo tipo de adaptação; as quais acabam se tornando cenários de jogo.

Livros como Trevas, Arkanun, Anjos: A cidade de Prata, Demônios: A Divina Comédia, Anime RPG, Supers, Invasão, Hi-Brazil, Tormenta e NeoKosmos usam esse sistema para criação e interpretação de personagens.

Em 1992, engenheiros da POLI-USP criaram um sistema matemático para ser usado em simulações de máquinas e equipamentos. Seu funcionamento foi tão bom que se tornou um Sistema de RPG. Seus testes são feitos em porcentagem, através da rolagem de 2 dados de 10 faces para simular um dado de 100. Sabe-se que os dados de 10 faces possuem os números 0;1;2;3;4;5;6;7;8;9, assim o primeiro número rolado fica sendo a dezena e o segundo a unidade. Um resultado "00" indica um 100.

Foi aberto pela Editora Daemon, sua proprietária, para qualquer jogador que queira criar um RPG.

Antes de ter o nome de Daemon, este sistema era conhecido como Só Aventuras - distribuído em forma de revistas modestas. Com seu sucesso usado em Trevas 1ª edição, o Sistema Daemon foi "evoluindo", tornando-se mais realista e genérico. Prova disto são os netbooks encontrados no próprio site, com diversos temas, sem perder a essência do jogo - as regras são extremamente convidativas e adaptáveis.

Seus livros mais conhecidos são Trevas, Invasão, Arkanun e NeoKosmos.

Trevas é um cenário contemporâneo, com intrigas milenares e seitas secretas, num cenário entre anjos, vampiros e demônios querendo controlar a Roda dos Mundos.

Arkanum é um cenário medieval, com as mesmas intrigas de Trevas. Em meio a guerra da Inquisição, Cavaleiros Templários levantam para combater demônios e profanos em nome da fé e da ordem.

Invasão é um cenário contemporâneo baseado no livro Espada da Galáxia, do autor Marcelo Cassaro. A Terra não é tão isolada do caos espacial como achamos que vivemos. Alienígenas invadem a Terra para fazerem "pesquisas" com a raça humana, enquanto organizações secretas são criadas para defender o mundo destas invasões e ocultá-las da sociedade, pois existem verdades que os humanos não estão prontos para saber. E a verdade é muito pior do que imaginamos.

NeoKosmos é um cenário dentro da linha Arcádia inspirado na cultura e mitologia gregas.

Afora estes títulos, existem as adaptações apresentadas por entusiastas. Exemplo marcante é o clássico Metroid, protagonizado por Samus Aran. A editora costuma implementar jogos adaptados, conforme a qualidade dos materiais.

Ligações Externas

Nenhum comentário: